Inicio / Otaku / Shounen | O Que é ? Conhecendo um Pouco Sobre o Gênero

Shounen | O Que é ? Conhecendo um Pouco Sobre o Gênero

Shounen | Conheça tudo sobre o gênero

Hoje iremos falar um pouco sobre Shounen, esse gênero que é amado por muitos e traz várias obras maravilhosas ao mundo, tais como Dragon Ball, Full Metal Alchemist, Hunter x Hunter, One Piece, Naruto, ETC.

O que é Shounen?

Em japonês, “shounen” significa “rapaz jovem”. Tendo apenas esta informação, é fácil adivinhar qual o público-alvo deste género. Os animes shounen são direcionados para jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. O género caracteriza-se pela forte presença de cenas de luta, ação, comédia, e por enredos que exploram temas como a amizade, coragem, lealdade ou a luta do bem contra o mal.m estilo.

Shounen | Como Tudo Começou

Os primeiros mangás lançados eram obras isoladas, produzidas e impressas de diversas formas, de acordo com os autores e editoras. Não se tinha em mente um gênero ou público alvo durante a produção dos títulos. Com o desenvolvimento e repercussão do novo estilo, as primeiras revistas (no Japão chamado de magazines) começaram a aparecer, entre elas a Shounen Sekai (literalmente mundo dos meninos) e Shounen Club (clube dos meninos).

Durante a segunda guerra mundial, os mangás foram esquecidos por um tempo, mas com o fim da guerra e o boom cultural mais uma vez novas revistas e estilos surgiram. Os primeiros a se desenvolver foi os mangás direcionados ao meninos, revistas como Shounen Book (1958), Weekly Shounen Magazine (1959), Weekly Shounen Sunday (1959), Bessatsu Shounen Sunday (1960), Shonen King (1963), Bessatsu Shounen Magazine (1964), Weekly Shounen Jump (1968), Weekly Shounen Champion (1969) e Shounen Big Comic (1976).

Com tanta revista chamada “shounen” não é de se surpreender que tenha se tornado o nome do estilo.

Akira Toriyama, criador da manga de Dragon Ball, que mais tarde foi adaptada para uma das séries anime mais famosas do mundo, costuma receber os louros por ter moldado o género shounen que conhecemos nos dias de hoje. Outros autores notáveis do género shounen como Yoshihiro Togashi (Hunter x Hunter), Eiichiro Oda (One Piece), Masashi Kishimoto (Naruto) ou Tite Kubo (Bleach), já homenagearam Akira Toriyama nas suas obras pelo forte impacto e influência que ele teve nos trabalhos de cada um.

Entre as séries mais famosas do gênero shounen encontramos Samurai X, Yu-Gi-Oh! ou Fullmetal Alchemist

Shounen | Características

Eis o estilo de mangá que rompeu fronteiras e levou os quadrinhos japoneses mundo afora. O shounen é o gênero de mangá voltado para o público infanto-juvenil masculino. Revistas famosas como a Shounen Jump, Shounen Sunday, Shounen Magazine e a Shounen Champion proveram o surgimento de alguns dos maiores sucessos da História dos quadrinhos japoneses. Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, Yu Yu Hakusho, Inu-Yasha, Fullmetal Alchemist, Yu-Gi-Oh, Naruto, One Piece, Death Note, Kuroko no Basket, Slam Dunk, Bakuman, Negima, Another, To Love-Ru entre tantos outros são exemplos de sucesso dos shounens. Entre as principais características desse estilo estão as histórias sempre voltadas para aventura, comédia e esportes. O traço usado pelos autores, embora seja cartunesco, é detalhado, preciso, forte e atrativo.

Os primeiros shounen de sucesso eram carregados de fantasia, ficção científica e super-heróis. Com a super valorização da ação, várias técnicas surgiram, como as técnicas cinematográficas de Tezuka, a enorme quantidade de onomatopeias e as linhas de movimento no plano de fundo; todas características fundamentais do estilo.

Por volta de 1975 o estilo já havia se solidificado e gêneros começavam a surgir. Nessa época, com a grande procura pelo material, as revistas também ficaram ainda mais específicas, separando-se em kodomo (meninos até 10-12 anos), shounen para pré-púberes e o para adolescentes.

Enquanto as voltadas para adolescente ficaram mais violentas, com presença de morte e sangue e mais realísticos, com problemas, dores e injustiças; os kodomos eram voltados para a competição saudável, a procura da verdadeira amizade e como todo mundo no fundo tem um bom coração.

Com tanta diversidade, definir shounen com apenas algumas palavras ficou impossível, mas em geral possuem uma ou mais dessas características: um protagonista que luta pela justiça, a valorização da amizade e da família, a evolução de suas habilidades através do esforço, treino e perseverança, a superação de desafios, a presença de superpoderes ou situações fantasiosas e um ou mais arqui-inimigo (que muitas vezes vem a se tornar amigo ou é uma vítima das circunstâncias).


Bom galera isso é tudo, esperamos ter explicado uma boa parte sobre o gênero Shounen, achamos um trecho que complementou o artigo em um site, então gostaríamos de deixar os créditos a ele, o site em questão é o ANIMEPRO –> animepro.com.br

Se você tem alguma pergunta ou quer complementar o artigo basta deixar seus comentários abaixo, forte abraço e até a próxima.

 

Sobre Mustang

Diretor - Editor - Teorizador - Fazendo sempre um pouco de tudo e quase sempre fazendo nada! Não vem de garfo que aqui é sopa UAHEUAH Esse é meu jeito ninja de ser! "Sou um bom perdedor, porém, sou melhor ganhando."

Confira Também

The Promised Neverland | Mangá está em seu arco final

Foi dito pelo autor da obra, Kaiu Shirai, em seu freetalk na Shounen Jump, que …