Inicio / Otaku / Wano: Samurai vs Espadachim

Wano: Samurai vs Espadachim

Estamos acabando o arco de Whole Cake e ai então começaremos Wano, o que esperar deste arco?

Zoro deve estar se sentindo em casa, afinal como já foi dito, lá é o pais dos samurais? Mas, como Zoro se sentiria em casa, ele sendo um espadachim?!? Existe diferença entre espadachim e samurais?

Bom para ter uma base sobre o assunto busquei um pouco sobre espadachins e samuraris e esta ai o que achei mais interessante.

Espadachim

Segundo as enciclopédias, o espadachim é aquele que anda sempre armado de capa e espada, em brigas constantes. Esta atitude só podia pertencer a um membro da nobreza, grupo social que tinha como única ocupação lutar. Para ser um bom espadachim, era muito importante possuir uma espada de qualidade, bem pontiaguda e de folha cortante. Foram os romanos que deram grande utilização à espada, transformando a táctica de guerra ao privilegiar o combate corpo a corpo, mas, com o passar do tempo, também as espadas se alteram: na época medieval, as espadas curtas deram lugar aos grandes e pesados montantes, que tinham que ser manejados com ambas as mãos e transportados pendurados das selas. A evolução no armamento reduz o comprimento das espadas, a favor de folhas mais flexíveis e aguçadas.

No dicionário Es-pa-da-chim

substantivo masculino: Pessoa que busca duelos; duelista: espadachim assalariado. Brigão, rixento, valentão.

Ai temos a descrição perfeita de Zoro.

Samurai:

Um assunto que traz também muita curiosidade, são os samurais. Há quem ache que eles nunca existiram e são meros personagens do folclore japonês. Ledo engano. Hoje realmente eles apenas fazem parte da história do Japão, mas há centenas de anos atrás, eles tinham um papel muito importante na sociedade nipônica.

Samurai ( 侍 ) era um termo para a nobreza militar da pré-industrial do Japão. Em outras palavras, eram guerreiros japoneses que defendiam os daymio (senhores feudais). A palavra “samurai” é derivada do japonês arcaico, do verbo “samorau”, alterado para “saburau”, que significa “servir” ou “aquele que serve”. Foi entre os séculos XII e XIV que ganharam grande importância e prestigio na sociedade, sendo referidos como mártires..

Os samurais tinham que seguir um código chamado Bushido de conduta e ética muito rígido. Bushido significa caminho do guerreiro e de acordo com o código, os samurais deveriam ser leais, resistentes, corajosos e disciplinados. O Bushido ensina que a katana (espada japonesa) não é simplesmente uma arma. Ela significava a alma e o símbolo máximo dos samurais. Estes se preparavam desde a infância, recebendo treinamentos dos mestres mais experientes.

No dicionário sa·mu·rai

substantivo masculino: Antiga designação da classe dos guerreiros no Japão.

Bom, na internet quando se trata de samurais é muito mais fácil achar conteúdo do que sobre espadachins, devido ao fato, de que a muitas formas diferentes de interpretar o que seria um espadachim, até na própria definição dada pelo dicionário, é a de que espadachins são brigões que procuram sempre o combate, diferente de samurais que eram pessoas que viviam sua vida seguindo um rigoroso código de conduta “O Harakiri faz parte dos ensinamentos do Bushido, o código dos guerreiros samurais, que dentre os principais ensinamentos estão a Honra, lealdade e bravura. Significa literalmente “cortar a barriga” ou “cortar o estômago” e consistia em ajoelhar-se e cravar um punhal ou wakizashi, em sua própria barriga em um ritual suicida, caso desonrassem a si próprio ou ao seus ancestrais. O ideal é que as vísceras ficassem expostas para mostrar sua pureza de caráter e no fim puxar a lâmina para cima, fazendo assim um corte em cruz.”

Temos em One piece o auto declarado Espadachim, Zoro, que faz jus a definição do dicionário, ele adora uma boa luta, e agora Zoro irá para Wano, o País dos samurais, a minha curiosidade está a mil, quão grande será o impacto quando Zoro se deparar, com outros “Espadachins” porem com um código de conduta muito diferente, Dirente entre aspas, afinal o Zoro como os próprios samurais lutam com Honra e de maneira limpa, sem nunca se aproveitar de situações em que seu oponente estaria em desvantagem numérica por exemplo, além disso para os samurais é uma honra morrer em combate e como vimos quando Zoro encontra o Mihawk pela primeira vez, ele estava disposto a morrer com honra sem nenhum ferimento pelas costas, esse encontro com certeza promete  teremos como disse o Oda um arco possivelmente com mais ação que Marineford, e ainda veremos todo o mundo dos samurais na visão do Mestre Oda.

Muito provável, que todos os Samurais de Wano dediquem suas vidas para a servidão, devemos esperar guerreiros formidáveis e com um forte senso de justiça, homens honrados e extremamente justos. Não podemos esquecer também que o Momonosuke, é o lorde de Wano, ou seja essa servidão e devoção é voltada para com ele, ele esteve sobre proteção dos Mugiwaras, muito provável que a grande frota dos chapéus de palha tenda a se estender, agora com os primorosos Samurais. Realmente estou muito curioso para saber como será a vida dos Samurais de Wano e como o Oda mostrará esse lado de devoção para os samurais, já vimos com o Kin’emon e o Kanjuro, que eles dariam sua vida pela de Momo, certamente este espirito dos samurais deve fazer, com que luffy os ajude e vice-versa.

Nem podemos citar as prováveis lutas épicas entre Samurais e Piratas, só de imaginar já fico em êxtase, espero Wano esteja a altura de minhas expectativas, mas como Oda sempre gosta de surpreender sei que será ainda melhor.

E ainda temos a questão de que os piratas do Kaido estão em Wano, então vai ser loucura total. Resumindo vai ser um arco foda.

Sobre Grimmjow

Nothing is true everything is permitted, we work in the dark to serve the light.

Confira Também

The Promised Neverland | Mangá está em seu arco final

Foi dito pelo autor da obra, Kaiu Shirai, em seu freetalk na Shounen Jump, que …